COQUETECLANDO

O seu welcome drink virtual com Heitor Silva!

O assunto é Saquê, Sacou?

        Resolvi que escreveria sobre o saquê na semana passada, quando estava em uma casa de lanches e petiscos aqui de Águas de São Pedro (Uncle Dito Lanches e Petiscos, onde o proprietário é o simpático, hospitaleiro e também ex-tripulante Lelo), e vi uma garrafa de saquê na prateleira de destilados do bartender.

        Decidi, no entanto, que não iria enfatizar o caráter técnico da bebida, pelo fato de ter algumas recentes e interessantes experiências práticas com ela.

SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA!

        Tive o privilégio de degustar pela primeira vez a famosa bebida oriental (produto final do processo de fermentação do arroz) há dois anos atrás, quando cursava a disciplina de alimentos e bebidas na faculdade.

        Nesta oportunidade, realizávamos um trabalho sobre a gastronomia de alguns países e o Japão foi cuidadosamente escolhido pelo grupo o qual eu integrava.

OITO MESES DEPOIS…

        Eu já estava formado e integrava a tripulação do navio de Cruzeiros Island Escape como garçom.

        Estávamos ancorados em Ilhabela, litoral norte do Estado de São Paulo, e naquele dia eu estava determinado (minto, desesperado!) a encontrar um restaurante japonês para almoçar, afinal, a comida servida ao chão de fábrica dificilmente agradava a todos.

        Mal sabia eu, que iria me deparar com um estabelecimento que tinha CAIPIROSKA DE SAQUÊ em seu cardápio.

  UAU! 

 

      No início fiquei um pouco surpreso, mas confesso que foi uma experiência e tanto ao meu paladar.

        Estava começando a aprender um pouco mais sobre a arte dos coquetéis e jamais imaginei que uma bebida de tradições milenares, vinda do outro lado do mundo, poderia harmonizar tão perfeitamente com os ingredientes que o nosso clima tropical oferece, a começar pelas frutas.  

        Limão, morango, abacaxi, maracujá, caju, etc. podem ser utilizadas para compor o delicioso drink (que tem milhares de nomes: Saquerita, Saquerinha, Caipiroska de Saquê, etc), mas recomendo também o kiwi, que apesar de não ser originalmente uma fruta brasileira, apresenta um sabor ímpar e tem seu apelo naturalmente decorativo para quase todos os coquetéis.

DE VOLTA AO PRESENTE

        Coincidência ou não, o Lelo me contou que quando morava no Colorado (E.U.A.) há poucos anos atrás, ele trabalhou no projeto de montagem e abertura de um Sushi Bar, a convite de uma amiga norte-americana.

        De repente, não é que ele me tira da cartola um cardápio do LOBAR, (diga-se de passagem, com um layout de primeiríssima qualidade) que ele trouxe de recordação!!!???

        Pra vocês leitores verem como é bacana o intercâmbio que o mundo dos coquetéis têm me proporcionado, acabei me deparando com a receita do SAKE-TINI, um Martini de saquê. O interessante são os ingredientes e o preparo do drink:

        Premium gin, saquê gelado, ambos servidos em um Martini glass (copo para martinis) pré – resfriado, junto de algumas rodelas de pepino descascado e gergelim preto como gran finale.

Sem mais…SAYONARA!

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Saquê e conhecer o site do Restaurante Lobar?

Acesse os links disponíveis ao lado direito superior da página principal de COQUETECLANDO!

E não se esqueça também, de deixar seus comentários, críticas e sugestões!

É só clicar abaixo em comentários e redigir suas palavras dentro da caixa de texto!

2 Comentários»

  Cristiano Lopes wrote @

Heitor,
Adorei a notícia sobre o “saquê”.
Sabia que vc esta matéria me abriu o apetite? Vou correndo para um restaurante saborear a comida japonesa.
Abraços;

CRISTIANO LOPES

  Ricardo Rodrigues wrote @

Nossa, muito boa matéria, sempre me encantei por essa famosa bebida e foi muito interessante acompanhar sua matéria-aventura!!


Deixe um comentário

